sábado, 10 de abril de 2010

O desenvolvimento infantil e a Educação Física

O esporte é um forte aliado no desenvolvimento da criança, para enfrentar a vida, pois a partir dele são desenvolvidos alguns de seus sentidos como, por exemplo, saber que nem sempre vai ser do jeito que ela quer, que a vida tem seus altos e baixos e ela vai ter que aprender a conviver com tudo isso. A criança começa a aprender que a partir de seus esforços vai conseguir conquistar o que deseja sem esquecer-se das regras da vida e se não respeitá-las poderá trazer alguns prejuízos, por exemplo, ela prejudicar outra pessoa para conseguir o que ela quer. Como afirma BRACHT quando cita “(...) o esporte educa porque ensina a criança a conviver com a vitória e a derrota, ensina a respeitar as regras do jogo, ensina a vencer através do seu esforço pessoal.” (BRACHT, 1986. P.64)

BRACHT (1986. P.62) afirma que “(...) a Educação Física atua sobre os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo“, ou seja, desenvolve os movimentos que a criança faz com os membros do corpo, como mexer os braços, as pernas, etc.; a parte cognitiva, melhorando o poder de memorização da criança e na parte afetiva, pois terá o contato com o próximo e saberá a interagir e respeitar seus limites.

O movimento é fundamental no processo de crescimento, maturação e desenvolvimento da criança e a relação disso com a Educação Física é que a todo momento a criança é ativa e receptiva para o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário