sábado, 5 de junho de 2010

DANÇA COMTEMPORÂREA

Você sabe o que é uma dança contemporânea?

A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática.

Em grupo tivemos que fazer uma coreografia de dança contemporânea e a musica escolhida para a apresentação foi “Brazuca” do Gabriel Pensador. Essa musica retrata muito bem o ano em que estamos, um ano onde teremos eleições e a copa do mundo.

A musica traz a realidade que acontece durante durante o período da copa do mundo, onde todos se esquecem dos problemas que o povo passa por causa da copa. Isso tem o seu lado bom e o ruim, a parte positiva é que até mesmo algumas pessoas que estão passando por algum problema acabam esquecendo deles por causa da copa, servindo assim como uma válvula de escape para os problemas da vida, mas por outro lado temos a parte negativa, onde os políticos acabam deixando os problemas do povo de lado só pensando na copa, enquanto isso o povo passa fome, necessidades, mortes, violência e etc.

Na coreografia utilizamos o método Laban, onde exploramos bastante o espaço, utilizando tempo na contagem para unir um movimento ao outro, fluência, para unir também um movimento ao outro com mais suavidade e o peso, na intensidade de cada movimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário