sábado, 5 de junho de 2010

Desenvolvimento das habilidades motoras

Desde a infância as crianças vão aperfeiçoando suas habilidades motoras fundamentais, nessa fase é muito importante que a criança obtenha um grande desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, pois é a partir destas habilidades motoras fundamentais que na adolescência a criança terá facilidade para desenvolver as habilidades motoras específicas, que segundo Gallahue, 2005 nada mais é do que o refinamento e a combinação de algumas habilidades motoras fundamentais no mesmo movimento para formar habilidades esportivas.

A maioria dos esportes necessitam que seus praticantes tenhas suas habilidades motoras específicas bem desenvolvidas, pois esse é o fator principal para que o praticante consiga executar todos os movimentos necessários para cada prática esportiva.

Podemos usar como exemplo o ataque do vôlei, pois a pessoa tem que dar um salto e cortar com o intuito de fazer o ponto. Esse movimento do vôlei utilizou de algumas habilidades fundamentais, a corrida, o salto e a cortada, essas habilidades refinadas e combinadas formam o ataque do vôlei (habilidade motora específica).

Ou seja, uma criança que, durante a sua segunda infância, tenha sido bastante estimulada sobre suas habilidades motoras e consigas desenvolve-las bem, quando chegar na adolescência terá uma maior facilidade para desenvolver habilidades motoras específicas.

Durante o ensino médio tinha um garoto da minha sala que tinha muita dificuldades na pratica esportiva e ele nos dizia que quando era mais novo não tinha o habito de brincar, ou seja, ele não conseguiu desenvolver suas habilidades e esse era o motivo pelo qual ele não se dava bem nos esportes que praticávamos na escola. Mas, não é porque ele não desenvolveu essas habilidades quando mais jovem que não vai conseguir desenvolver as habilidades agora, ele só terá mais dificuldade. Assim ele conseguirá desenvolver suas habilidades específicas e assim ter melhor resultado nos esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário